Gerar remessa e retorno bancário.

– Para conseguir gerar uma remessa bancária é necessário que o banco esteja configurado conforme o ensinado em: Bancos de Cobrança. 

– Veja também a documentação sobre Configuração Boleto para saber como gerar boleto.

                 ***  Com os boletos gerados é preciso gerar a remessa. ***

GERANDO A REMESSA 

Na tela inicial clique em >> Financeiro >> Gerar Remessa/ Retorno Bancário. Na tela que é aberta, filtre pela data inicial e a data final de emissão dos boletos que serão utilizados para gerar a remessa. Filtre também pelo banco caso faça emissão de boleto por mais de um banco. Após é só clicar em .O sistema então mostra a quantidade de boletos que foram gerados em tal período e que estão aguardando a geração da remessa. Caso queira visualizar quais são esses boletos é só clicar em .

Para criar o arquivo de remessa clique sobre o  . Na janela que surge informe o banco e depois clique em > Gerar remessa.

Dessa forma o arquivo de remessa é gerado e automaticamente já é feito seu download. Caso não feito o download de forma automática basta clicar em > Baixar Arquivo de Remessa (circulo vermelho na imagem)

O próximo passo é registra-lo  no banco e aguardar o Retorno Bancário.

RETORNO BANCÁRIO 

Já com o arquivo de retorno obtido com o banco, na tela inicial clique em >> Financeiro >> Gerar Remessa/ Retorno Bancário e selecione a opção >> .

Assim será aberta uma janela para selecionarmos o arquivo de retorno a ser tratado, nesta clique sobre a opção >> . Selecione o arquivo e aguarde ele carregar 100%, em seguida busque pelo Banco . Depois clique em >> Processar Retorno.

Assim que carregado o arquivo, o sistema irá trazer as informações dos títulos contidos no retorno. O retorno pode gerar 2 tipos de movimentos, o de BAIXA, identificando o recebimento do valor do boleto, e o de OCORRÊNCIA que indica qualquer outro processo realizado no banco que não seja a baixa.

Obs: Para maiores detalhes observe o campo MENSAGEM que traz um resumo do que está ocorrendo com o título, e o campo TIPO MOVIMENTO que mostra qual movimento financeiro que será gerado no título devido este retorno.Agora deve-se gerar os movimentos financeiros.  Para isso é necessário apenas clicar sobre os botões  ou . Estes botões ficam habilitados somente se houver tal movimento no retorno. Ao clicar em  o sistema abre a tela de movimento financeiro. Basta apenas clicar em que a baixa é concluída. Repita o mesmo processo com o para que todos os eventos registrados em tal retorno fiquem também registrados no sistema. 

Após isso o processo é concluído. 

Para maiores detalhes assista o vídeo explicativo da ferramenta.