Nota Fiscal Complementar.

A nota fiscal complementar é utilizada para suplementar valores de ICMS e Substituição Tributaria que foram emitidos com valores menores que os reais. A união da nota fiscal original + a nota fiscal complementar, formam o valor real da operação.

Para conseguir elaborar uma nota fiscal complementar 1° é necessário verificar se o usuário possui acesso ao menu Fiscal e a Manutenção de Nota Fiscal. (Caso não tenha acesso as permissões de usuário, peça ao administrador do Rsys realizar a verificação).

Se não souber como realizar a verificação dessas permissões veja a documentação sobre cadastro de perfis de grupo. 

Logo em seguida, caso não tenha cadastrado no sistema, é preciso realizar o cadastro de um produto para o complemento de imposto a ser efetuado. A Classificação NCM a ser utilizada deve ser vista com a contabilidade. E a opção   deve estar marcada. Os demais campos devem ser preenchidos conforme a imagem abaixo, e os que restaram devem ser deixados em branco.

Depois de efetuado o preenchimento basta clicar em .

Em seguida, caso também não tenha sido criada, é necessário criar uma operação fiscal especifica para nota fiscal complementar. Para criar essa operação clique sobre o menu >>Faturamento >> Tabelas Básicas >> Operações Fiscais >>. Na tela que se abre preencha o campo DESCRIÇÃO (utilizado para identificação interna da operação) e o campo DESCRIÇÃO FISCAL com o nome do complemento a ser realizado (essa descrição será apresentada na nota). No TIPO FISCAL selecione o tipo fiscal padrão cadastrado para venda. Os demais campos devem ser selecionados conforme indicado na imagem abaixo.

Após o preenchimento de tais campos basta clicar em .

Agora, para criar a nota fiscal de Complemento, na tela inicial clique no menu >> Fiscal >> Manutenção de Nota Fiscal >> Novo Cadastro.

Na tela que se abre selecione o TIPO MOVIMENTO como: saída, a EMISSÃO como: própria, preencha a SÉRIE fiscal utilizada, selecione o MODELO como: 55- nota fiscal eletrônica, a ESPÉCIE como: NFe – Nota Fiscal Eletrônica, selecione então a OPERAÇÃO FISCAL  criada especificamente para a nota fiscal de complemento e busque pela ENTIDADE preenchida na nota fiscal original. Em seguida clique sobre o botão  e então selecione o Produto que foi criado especialmente para nota fiscal complementar.

Na tela que se abre, o campo Quantidade deve ser 1 e o campo Valor Bruto deve estar zerado. Selecione então o CFOP, a Tributação e preencha os valores dos Impostos a serem complementados e suas CSTs conforme orientação da contabilidade. Por exemplo:

Depois de preenchido os complementos é só .

Logo após clique em , na tela que se abre no campo Documentos Referenciados, clique em + Documentos. Na nova janela no campo Tipo Documento selecione a opção: NF-e emitida anteriormente, e no campo  NF. Referenciada busque pela nota fiscal original, e em seguida clique em . Após é só clicar sobre o botão .

Dessa forma o complemento é criado, contudo, antes de enviar a nota fiscal de complemento à Sefaz aconselha-se envia-lá à contabilidade para aprovação.

Para isso clique sobre o menu >> Fiscal >> Gerenciador de nota fiscal.

Na tela que se abre busque pela nota que acabou de criar, selecione-a e clique sobre o botão , na nova janela clique sobre o botão Imprimir Rascunho de Danfe ou Dowload Rascunho de Danfe. Salve o arquivo gerado e envie-o a contabilidade.                                                                Caso aprovado pela mesma, a nota então já pode ser enviada a Sefaz, do contrario realize as alterações necessárias antes de enviar a nota.

Para ver as funcionalidades dessa ferramenta, assista o vídeo a seguir: