A ferramenta de CONCILIAÇÃO EXTRATO BANCÁRIO é muito semelhante a ferramenta de Conciliação Financeira . Contudo na ferramenta de conciliação extrato bancário é possível importar o extrato diretamente ao sistema, e dessa forma conseguir conferir e conciliar os valores presentes no extrato com os valores registrados no sistema. Essa conciliação ajuda a perceber movimentações que ocorrem no banco, mas que não estão registradas no sistema, como por exemplo a cobrança de tarifas, assim como visualizar possíveis falhas nos lançamentos.
Para salvar o extrato bancário e então conseguir importá-lo ao sistema:
1° No Internet Banking acesse a conta bancaria
2° Em extratos selecione o período desejado e realize a busca
3° Com a busca (extrato) retomada selecione a opção de salvar o arquivo e salve com o formato OFX (MONEY)
O arquivo precisa estar nesse formato para que possa ser importado.
Veja agora como operar no sistema:
Para ter acesso a tal ferramenta, na tela inicial clique no menu Financeiro >>Conciliação Extrato Bancário.
Na tela que se abre selecione a Conta Contábil ou seja a conta contabil referente ao banco do extrato que será importado e selecione a Data Inicial e a Data Final na qual deseja realizar a conciliação, depois clique em >> Pesquisar. Na tela que surge são retomados todos os movimentos existentes no sistema referente a conta e o período selecionado.
Para importar o extrato clique em >> . Na nova janela clique em >> “ESCOLHA O ARQUIVO DE EXTRATO PARA IMPORTAR” e selecione o arquivo no formato OFX. Selecione a Conta Contábil para importação e preencha o Saldo Inicial. O saldo inicial é o saldo final do extrato bancário antes de iniciar o período que será utilizado para a conciliação. Ex: se o período for de 01/11/21 – 30/11/21 o saldo inicial será o saldo final do dia 31/10/21. O saldo inicial só necessita ser preenchido na 1° vez que for realizar a importação, nas demais vezes ele já irá aparecer preenchido . Após é só clicar em >>
Com a importação processada já é possível ir realizando as conciliações. Para isso é necessário verificar se a data e o valor do Extrato Bancário confere com a data e o valor do sistema.
Se a resposta for sim é só marcar o quadradinho que fica ao lado esquerdo das observações dos movimentos do sistema (quadrado vermelho).
Sempre que for realizando as conciliações verifique se o saldo do ultimo movimento conciliado confere com o saldo do sistema.
OBS: Ao clicar no quadradinho de conciliar, o sistema desce uma casa no extrato, então caso clique 2 vezes sobre o mesmo quadrado, o sistema irá descer 2 casas no extrato, o que consequentemente gera diferenças de valores. Por isso sempre verifique se a linha onde está realizando a conciliação é a linha marcada no extrato.
Sempre que um movimento for conciliado, alem de marca-lo em movimentos do sistema, marque o também em movimentos extrato bancário (quadrado vermelho), evitando assim que se perca.
Perceba que neste ponto os valores e as datas não conferem:
Neste caso isso está acontecendo porque os movimentos presentes no extrato não foram lançados no sistema, mas poderia ser por conta de um lançamento errado como é o caso deste movimento lançado no sistema (quadrado vermelho). Foi realizado um movimento de entrada, quando na realidade deveria ter sido realizado um movimento de saída, pois é um saque, como mostrado no próprio extrato.
Para corrigir tal erro é só buscar pelo movimento em MOVIMENTOS FINANCEIROS e editá-lo. Após é só clicar em >> “Pesquisar” na tela de conciliação, e o movimento já aparecerá corrigido.
Quanto as movimentações presentes no extrato e que não foram lançadas no sistema, é só efetuar o lançamento por meio da própria janela de conciliação. Para isto basta selecionar o quadradinho que fica ao lado direito do movimento do extrato bancário que deseja lançar.
Após realizar a seleção é só clicar em . Na janela que se abre selecione a “Natureza do Lançamento” o “Banco” e a “Conta Contábil Contra Partida”, logo após é só clicar em
.
– Se os movimentos a serem gerado tiverem a mesma natureza e a mesma conta contábil de contra partida, como é o caso de todas essas operações de compra com cartão (quadrado vermelho), eles podem ser gerados juntos, caso contrario é necessário realizar cada um separadamente.
Antes de selecionar os novos movimentos, não se esqueça de desmarcar os que já foram gerados, pois se não forem desmarcados serão gerados em duplicidade.
Depois para gerar os movimentos juntos é só selecionar o quadradinho que fica ao lado direito de cada um deles e depois então clicar em e seguir os mesmos passos já descritos.
Dessa forma os movimentos serão gerados, na tela de conciliação extrato bancário clique em , assim os novos movimentos serão carregados e estarão pontos para a conciliação. Após efetuada todas as conciliações desejadas não é preciso salvar nada, pois o sistema já realiza a salva automaticamente.
OBS: Se atente para não gerar 2 vezes o mesmo movimento, mas caso isso ocorra é só excluir o movimento gerado em duplicidade através da ferramenta de movimentos financeiros.
Para ver as funcionalidades dessa ferramenta assista o vídeo a seguir: